English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

O Tércio

Com Serra e Dilma empatados, Ciro, que é um estranho no ninho, e Marina, que luta com a porta entreaberta, instaurou-se a dúvida. Marina é a melhor de todos eles, mas o melhor nunca leva. Antes, em situações tais apelava-se para o Tércio. O Tércio estava assistindo ao jogo, aos pontapés, aos trancos, via a bola rolar, olhava para o céu e suspirava. Até que se lembravam dele, o Tércio é a solução, socorramo-nos do Tércio como candidato do consenso. E tiravam-no do seu sossego, vinha ele e tudo se pacificava.
Onde está o Tércio agora? Ninguém sabe, mas para mim ele está no Piauí. Acho que nunca houve um presidente do Piauí, até porque o Piauí é uma ficção geográfica, que às vezes está e às vezes não está nos mapas dos livros escolares distribuídos nas escolas.
Creio que é preciso acreditar nas ficções, até mesmo nas ficções geográficas. Elas são alimento para a imaginação dos homens e das mulheres. E o Piauí e o Tércio acabariam com as disputas que prometem ser sangrentas.
Ele não tem nada para dizer, não tem planos nem projetos, nem faz promessas. Não é contra nem a favor. Não é general nem paisano, não cheira nem fede. Iria apenas pegar a bola e colocá-la no lugar da penalidade máxima e chutar para o gol. Aí Tércio, bola na rede!
Quatro anos de tranquilidade, com o Tércio. Olhem, o campeonato e a Copa do Mundo ficam para depois. Enquanto isso, vocês outros vão treinando na várzea, ou na areia de Copacabana.
Vamos deixar como está, para ver como fica.
Ladrões, bispos de fancaria, padres com ou sem batina, pedófilos e castos, desabamentos, inundações, a dengue, empresários, banqueiros, barraqueiros, a pulga e o carrapato, o sapato e o sapateiro, e a galinha do vizinho, que bota ovo amarelinho enquanto o galo canta, e a janta na mesa.
Dinorá gritaria para seu Amadeu:
― Vem jantar, homem de Deus, senão a comida esfria!

Anníbal Augusto Gama

próximo texto

HOME

Nenhum comentário:

Postar um comentário